Wesley Sa'telles Guerra
2017 e a Era das Mudanças
Nas últimas décadas o panorama internacional foi marcado por movimentos de integração e pelo aumento das relações e interdependência entre as nações.
A chamada Era Multipolar teve na globalização um dos seus principais vetores, levando a humanidade a um patamar desconhecido de desenvolvimento e crescimento além do surgimento de uma consciência global reforçada pela existência de uma comunidade e uma opinião pública internacional.
Mesmo existindo diferentes formas de governo e sistemas econômicos, o sistema capitalista se consolidou como modelo global e a integração financeira entre os países ficou cada vez mais profunda.
A medida que se intensificou o contato entre as nações, também aumentou o atrito entre elas, gerando pontos de tensão e instabilidade que aos poucos foram afetando a sincronia do panorama internacional.
Em 2008 a Crise Financeira colapsou a economia mundial e colocou em evidência o próprio sistema.
Diferente de outras crises pós-milênio, 2008 marcou o início de uma nova Era de Mudanças e de uma nova configuração no panorama internacional.
Quase 10 anos depois do início da crise, seus efeitos continuam moldando o cenário geopolítico.
Na Europa continuam as transformações que começaram com a crise e que hoje ameaçam a continuidade do bloco e a estabilidade da região.
Nos Estados Unidos, Donald Trump chegou à presidência após promessas de retomar uma realidade difícil de emplacar.
A China luta por consolidar o eixo do Pacífico e busca aumentar sua influência aproveitando a ausência ou a instabilidade das grandes potências.
Discursos nacionalistas e conservadores ganharam força em todos os continentes, há um populismo saudosista que busca desesperadamente regressar um passado que já não existe, mas que atrai milhões de votos e seguidores.
2017 se apresenta como o ápice das mudanças que vem ocorrendo no planeta desde 2008. A reconfiguração do cenário internacional deve alcançar seu ponto crítico, com as eleições na Europa e o novo mapa político da região, os primeiros meses da nova gestão americana, o realinhamento da América Latina e as mudanças previstas no partido comunista chinês.
É difícil prognosticar qual será o mapa político no final de 2017, pois são muitos os fatores que influenciam na configuração do poder e na divisão do mesmo. As ações de determinados atores podem modificar todo o alinhamento de uma região e até mesmo o equilíbrio global.
Seja como for, este ano será a conclusão de uma Era de Mudanças e sem dúvida alguma os acontecimentos previstos ao logo deste irão ditar os movimentos internacionais para a próxima década.
#Mundo2017 #NEMRISP #PoliticaAmericana #Política #EstadosUnidos2017 #NEMRI #WesleySTGuerra #DonaldTrump #CicloReflexões #WesleySáTelesGuerra #PolíticaInternacional #RelaçõesInternacionais #Internacional2017 #Política2017 #NEMRIFESPSP