Wesley Sá

Teles Guerra

Biografia

Wesley Sá Teles Guerra, sempre diz que sua trajetória em Relações Internacionais, começou no dia em que junto com a sua família imigraram para a Europa, quando tinha pouco mais de 9 anos.

 

Viver em um país cujo idioma e cultura são distintas do país natal é um processo enriquecedor, ao mesmo tempo que molda sua visão do mundo, promovendo desde muito cedo uma visão mais abrangente das coisas, já que seus laços familiares e sociais lhe mantêm unido a duas realidades, dois países, dois continentes...

 

O fato de mudar constantemente por motivos laborais dos seus país, o levaram a morar em diversas cidades e países da Europa, assim como conviver com vários idiomas e visões diversas, seja dentro da Espanha, morando em Madri, Barcelona ou A Coruña e estudando as línguas e cultura local de cada uma dessas regiões, ou morando em outros países como Itália ou Suíça. Fruto dessa constante mudança, aprendeu 7 idiomas e como diz o ditado “A cada língua que aprendemos, adquirimos uma nova alma”, de modo que não é de estranhar que a área das Relações Internacionais e toda sua diversidade de visões fosse para ele uma tendência já alimentada pela experiência empírica e sua formação como indivíduo.

 

Formado em Negociações e Comércio Internacional no Centro de Promoção Econômica do Prat de Llobregat em Barcelona, posteriormente cursou Administração na Universidade Católica de Brasília, para finalmente dar o salto oficial para as Relações Internacionais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Nessa época começou sua trajetória na área pública embora já havia trabalhado em outsorcing internacional e comércio exterior em multinacionais do setor privado tais como a HP ou a AXA Insurance na Espanha e no Brasil.

 

No setor público trabalhou para a Generalitat de Cataluña (Governo da Catalunha) em seu escritório de São Paulo, onde foi possível se desenvolver profissionalmente e ao mesmo tempo dar continuidade aos estudos. Durante essa etapa cursou dois MBA, um em Parcerias Globais outro em Marketing Internacional e fundou junto a um grupo de alunos da FEPSP o Centro de Estudos das Relações Internacionais (CERES). Assim mesmo foi convidado a participar do CEIRI Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais onde começou a publicar artigos relacionados as Relações Internacionais e paradiplomacia.

 

A possibilidade de participar dos projetos do Governo da Catalunha no Brasil, de fomentar parcerias com diversos estados, participar de comissões governamentais e empresariais, assim como ser testemunha do processo catalão ampliou ainda mais seus horizontes.

 

Finalmente foi responsável pelo setor de Smartcities e cooperação acadêmica, e cursou o mestrado em Políticas Sociais com Especialização em Migrações na Universidad de A Coruña (Espanha), sempre mantendo um paralelismo entre sua vivência como pessoa e como profissional internacionalista. Após 7 anos, regressou a Espanha em 2019, onde começou sua colaboração com o Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional, atuando dessa vez em outra região da Espanha, com uma visão global diferente da catalã, lhe permitindo aprender cada vez mais, assim como dar continuidade aos seus estudos e cursar seu doutorado na área de Sociedade Contemporânea Internacional e um segundo mestrado em Planejamento e Desenvolvimento de Cidades Inteligentes na Universitat Carlemany de Andorra, se apoiando sempre na multidisciplinaridade das Relações Internacionais e nas diversas capacidades que um profissional internacionalista deve reunir.

Posteriormente foi inscrito como agente de internacionalização do IGAPE - Instituto Galego de Promoção Exterior e nomeado como coordenador do OGALUS - Observatório Galego da Lusofonia, sendo responsável de organizar o II Congresso Internacional de Ação Humanitária e Desenvolvimento em parceria com a Universidade Fernando Pessoa (Portugal).

 

Na atualidade é colaborador associado do Observatório Galego da Lusofonia, membro do Smart City Council, da Rede Empreendedora de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável e participa junto a Associação Nacional de Profissionais das Relações Internacionais em suas atividades na Espanha, também atuou como coordenador da área de economia do CEDEPEM Centro de Estudos da Pesquisa Espacial Marinha da Universidade Federal Fluminense, além de manter seu vínculo com o CEIRI e participar eventualmente do LatinAmerican Post e outras publicações do IAPSS onde é editor chefe da revista ELA - Encuentro latinoAmericano.

perfil.jpg

Educação

Doutorando em Sociologia e mudanças da sociedade contemporânea

UNED Universidade Nacional à Distância


MBA Marketing Internacional

MIB Massachusetts Institute of Business


MBA Acordos Internacionais Globais

ILADEC Instituto Latino-Americano para o Desenvolvimento Económico.

 

Mestrado em Gestão e Planejamento de Cidades Inteligentes

Universitat Carlemany do Principado de Andorra.



Mestrado em Política Social especialização Migrações

A Universidade da Corunha de A Coruña



Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais

Escola Paulista de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP



Graduação em Administração de Empresas - Espanha Homologada

Universidade Católica de Brasília

Título Universitário em Microsistemas e Redes

 

Universidad Antonio de Nebrija

Membro:

IGADI - Instituto Gallego de Documentación y Análisis Internacional


IAPSS - International Association for Political Sciences Students


ECPR - European Consortium for political research


ALLAS - Alianza Eurolatina de Cooperación entre Ciudades

REDESS - Rede Empreendedora de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável

REPIT - Red de Expertos en Paradiplomacia e Internacionalización Territorial